Elie Saab brilha em Barcelona com o seu primeiro desfile de moda nupcial

Depois de ter tido como convidados de honra marcas internacionais como a Marchesa ou Viktor&Rolf em edições anteriores, a Barcelona Bridal Fashion Week (BBFW) apresentou um protagonista de luxo no fecho do primeiro dia da sua edição de 2023. Assídua nas passerelles parisienses, a empresa de alta costura libanesa Elie Saab escolheu, assim, o cenário de Barcelona para celebrar o seu primeiro desfile internacional inteiramente dedicado a uma coleção nupcial, nesta quarta-feira (19 de abril).

Organizado no interior do Museu Marítimo de Barcelona, ​​​​o desfile luminoso combinou silhuetas de noivas tradicionais, caracterizadas por amplos volumes em vestidos estilo princesa; com propostas de carácter mais moderno e cortes ajustados ao corpo.

Um total de 30 looks de noiva a branco rigoroso inspirados nos jardins da artista japonesa Katsushika Hokusai, caracterizados pelo uso de tecidos nobres e detalhes brilhantes de lantejoulas, pérolas ou penas. Os designs reconhecíveis do costureiro libanês, ausente por motivos de agenda na noite do desfile, foram fiéis ao DNA da sua marca fundada em 1982.

“A Barcelona Bridal Fashion Week fez um grande trabalho para se tornar um evento essencial para qualquer marca que atua no universo nupcial. Estamos muito satisfeitos por termos sido convidados e temos profundo respeito pelo trabalho e desenvolvimento do evento nos últimos anos”, disse Elie Saab Jr., CEO da empresa e filho do fundador, à FashionNetwork.com.

A categoria nupcial já representa 15 % da faturação da Elie Saab

Relançada em 2020, a linha de noivas Elie Saab regista um “bom crescimento” e é, para o gestor, “uma marca líder no sector”.

Sobre o motivo da diversificação da marca de alta costura para o segmento nupcial, o executivo afirmou: “O universo nupcial é tão relevante que, de alguma forma, não quisemos limitar-nos ao nicho de alta costura. Queríamos ter uma categoria de produto potencialmente mais acessível para um público maior”.

Definida como uma evolução “orgânica e natural”, a linha, composta por duas coleções por ano e um total de 30 looks, é vendida em todas as lojas da marca e está no centro da estratégia de desenvolvimento da Elie Saab. Hoje, a categoria representa 15% da faturação total. Olhando para o futuro, o CEO reserva a possibilidade de voltar a optar pelo formato do seu recente desfile ou, melhor, por uma pequena apresentação.

Como explica Elie Saab Jr., o prêt-à-porter representa grande parte da faturação e regista um crescimento notável; enquanto que outros segmentos como o mobiliário, coleções infantis, moda noiva ou alta costura, registam um “bom desempenho”.

Atualmente, a estratégia da empresa centra-se em “consolidar as várias linhas” que compõem o seu portefólio antes de entrar em novas categorias. Com uma rede de 15 lojas próprias, a marca pretende chegar a 25 lojas até o ano de 2025. Da mesma forma, a empresa possui uma rede de 300 vendedores grossistas e os seus perfumes são distribuídos em mais de 14.000 pontos de venda. Depois da Europa, os principais mercados em volume de vendas para a fetichista das casas reais são os Estados Unidos e Médio Oriente.

O primeiro dia da Fashion Week nupcial começou com um desfile da emblemática empresa Jesús Peiró, seguindo-se os desfiles da catalã Yolancris ou da basca Sophie et Voilà. A marca de alta costura valenciana Isabel Sanchís também não faltou ao compromisso. O evento, que acontece até 22 de abril no centro de exposições Montjuïc, apresentará os desfiles de 34 estilistas.
 

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