A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT vai realizar no dia 30 de maio, das 9h30 às 11h30, palestra híbrida pelo canal do YouTube, para atualizar as confecções sobre normas técnicas da ABNT, que sugerem novas tabelas de medidas para roupas e simbologia de cuidados e etiquetagem correta para peças.
A ação faz parte de uma parceria com o SINDILOJAS – Sindicato do Comércio Varejista e Lojista do Comércio de São Paulo, que abrange todas as associadas a entidade.
Durante a palestra, serão apresentadas as normas ABNT NBR 16933: Vestibilidade feminina, ABNT NBR 15800, de Vestibilidade infantil e ABNT NBR 16060, de Vestibilidade masculina e ABNT NBR NM ISO 3758 de simbologia de cuidados aplicada a etiquetagem de têxteis.
A palestra será ministrada pela superintendente do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário da ABNT Maria Adelina Pereira, que na ocasião apresentará o curso “Medidas Femininas – Vestibilidade em Roupas – ON-LINE”, que concederá condições especiais a associados SINDILOJAS, no dia da palestra.
Já nos dias 5 e 6 de junho, das 9h às 12h e das 14h às 17h, a ABNT realizará na Denim City, no Brás, o curso “Qualidade para vender melhor”. A capacitação voltada para as confecções do bairro paulista, tem como objetivo atualizar os profissionais com uma abordagem prática da área têxtil, embasadas nas normas técnicas da ABNT, que sugerem novas tabelas de medidas para roupas e simbologia de cuidados e etiquetagem correta para peças.
As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo (48) 9.9101-1140 e e-mail [email protected].
Considerada uma das normas mais procuradas em 2022, a ABNT NBR 16933 propõe novos tamanhos e medidas para roupas femininas. As experiências vividas em provadores são as mais desafiadoras para as mulheres. A escolha da peça ideal muitas vezes pode frustrar muitas consumidoras, especialmente as de menor estatura e corpos mais curvilíneos, assim como para o público plus size.
Nas compras online não é diferente. A maior parte das brasileiras têm dificuldade em encontrar o tamanho adequado ao seu corpo. Na tentativa de evitar disparidades entre as confecções, a ABNT aprovou há um ano, a norma para visa nortear os tamanhos e medidas de roupas femininas no país.
A sugestão do tamanho de cada peça de roupa passou a incluir as dimensões em centímetro e não apenas por letra ou número, assim como é seguido já há muito tempo em outros mercados como o americano e europeu. A ABNT NBR 16933 sugere medidas para cada biótipo, levando em conta desde o perímetro da cabeça, pescoço, passando pelos ombros, busto, cintura, quadril, costas, coxa, joelho, panturrilha até o tornozelo, respeitando as características de cada corpo e a diversidade de formas das brasileiras.
Já a ABNT NBR 15800 estabelece a indicação de tamanhos das medidas corporais de bebês, crianças e jovens e a ABNT NBR 15800 define um sistema de indicação de tamanhos de roupas para homens de corpo tipo normal, atlético e especial (incluindo roupa de malha e roupa de banho).