Por uma semana, todos as atenções estarão voltadas para Milão e seu Salone del Mobile, que começou nesta segunda-feira (17 de abril), num clima de efervescência sem precedentes. Após um hiato em 2020, um evento restrito em 2021 e um compromisso transferido para junho do ano passado, esta 61.ª edição, que encerra domingo (23), marca um regresso à normalidade, e espera 330.000 visitantes. Por outras palavras, um grande público, que a moda e o luxo estão prontos a seduzir mais do que nunca.
A partir de uma simples feira de mobiliário com a sua origem nos anos 60, o evento transformou-se ao longo dos anos numa espécie de festival de design da moda, crescendo de 200.000 visitantes há 20 anos para 500.000 no ano pré-Covid 2019. Desde então, tem sido organizado com, por um lado, o Salone del Mobile, a feira oficial de mobiliário, instalada nos pavilhões da Rho Fiera, às portas de Milão, que reúne quase 2.000 expositores, e, por outro lado, o FuoriSalone, o fora de calendário com mais de 800 iniciativas espalhadas pela cidade, cujo número de zonas especificamente dedicadas ao design aumentou de sete para 10 este ano.
As maisons de moda fazem parte deste quadro paralelo, tendo criado a sua própria Design Week, “Milano Moda Design”, em 2007 através da Camera Nazionale della Moda Italiana (CNMI), com um calendário rico. Este ano, 30 etiquetas participam em 56 eventos, incluindo apresentações de linhas de mobiliário e eventos especiais. Exposições, colaborações com designers importantes, acontecimentos, conferências, coquetéis… Mesmo que não tenham uma “coleção de casa”, a maioria das marcas está a utilizar a Design Week como pretexto para fazer o seu nome.
As grandes maisons de luxo vão estar todas presentes. Tanto italianas como internacionais. A começar pela Hermès, que regressa a La Pelota, um lugar histórico onde as pessoas costumavam jogar pelota até 1997, albergando as coleções para a casa da Hermès desde 2019. Depois de se ter mudado para o seu novo espaço Garage Traversi no ano passado, a Louis Vuitton regressa ao Palazzo Serbelloni com a sua linha Nomadic Objects e com um projeto especial com Marc Newson.
A Dolce & Gabbana participa nesta edição com um novo projeto, Gen D, através da seleção de 10 jovens designers de todo o mundo, convidados em residência para se familiarizarem com as habilidades artesanais do Made in Italy e soltarem sua criatividade. A Bottega Veneta confiou a sua boutique Via Montenapoleone ao artista Gaetano Pesce, que criou uma instalação imersiva para mostrar uma série de novas bolsas inspirados no seu trabalho. Giorgio Armani instala a sua linha Armani Casa pela primeira vez na sua sede histórica no Palazzo Orsini.
A Dior continua a sua colaboração com Philippe Starck. A Brioni reabre a sua boutique Via Gesù para a ocasião. Elie Saab vai revelar a sua nova coleção para a casa em cinco locais diferentes. A Etro apresenta a primeira coleção de mobiliário de sempre do seu diretor artístico Marco de Vincenzo. A Jimmy Choo juntou-se ao mestre de vidro Murano Venini para criar vasos para a sua loja de Milão. Estes são apenas alguns exemplos dos muitos projetos de moda.
As marcas menores, de fato, não são deixadas para trás, multiplicando iniciativas, como o Plan C da designer Carolina Castiglioni, que criou esculturas em resina colorida. O fabricante de artigos de couro Serapian planeou uma instalação especial com a designer Gabrielle Crespi. A Benetton está abrindo uma pop-up com uma coleção de linho e acessórios domésticos. A Timberland está celebrando o 50.º aniversário da sua icônica working boot com uma exposição na Trienale de Milão e a Fila está celebrando o 50.º aniversário do seu logotipo F-box com uma experiência de inteligência artificial. Estes são apenas alguns dos outros eventos que irão animar uma Design Week que promete ser particularmente intensa.
Sem esquecer a presença de Joana Vasconcelos, que depois do sucesso da sua Valquíria no desfile deste ano da marca francesa Dior, foi convidada pela Roche Bobois – depois da igualmente bem sucedida colaboração no âmbito da celebração dos seus 60 anos, em 2020 – para prolongar a sua linha Bombom com um conjunto de móveis, incluindo sofás, mesas de apoio, canapés e almofadas. A apresentação oficial acontece na quarta-feira (19) no Salone del Mobile, para o qual a artista portuguesa desenvolveu ainda o design do estande da Roche Bobois e instalou uma Valquíria site-specific na principal loja da marca na cidade italiana.