Exportações brasileiras de calçados fecham primeiro trimestre em alta

Segundo dados revelados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), no final do primeiro trimestre, foram registrados 328,44 milhões de dólares em exportações de calçados, o equivalente a 38,44 milhões de pares.

Os registros são 5,7% menores em volume e 2,4% maiores em moeda em relação ao mesmo período do ano passado. Apenas em março, as exportações somaram 11,67 milhões de pares de calçados e negócios de 108,66 milhões de dólares, um mês com resultados animadores.

“Ao mesmo tempo, percebemos uma intensificação da competição internacional, pois a China está retomando sua posição após as restrições da política Covid Zero, além da queda no custo do frete internacional, hoje quase 80% abaixo do mesmo mês do ano anterior”, informou o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira.

O executivo destacou ainda que durante o mês de março se refletiu o início da desaceleração econômica internacional, associada a altas taxas de inflação, que comprometeram o crescimento dos setores produtores de bens de consumo não essenciais.

“Como resultado da desaceleração internacional e do aumento dos níveis de estoque no mercado, as importações totais de calçados dos Estados Unidos já sofreram uma redução de 21,5% no volume, o que tem impacto direto nas exportações brasileiras”, concluiu Ferreria.

Estados Unidos, Argentina, França e Espanha são os principais mercados dos calçados brasileiros no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *